quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resenha: Partials, Dan Wells


Autor: Dan Wells
Editora: iD
Páginas: 436
Nota: 5/5
Sinopse: A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente. Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança. Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...

Desde que esse livro foi lançado nos EUA eu estava querendo o ler. Essa capa é tão linda e chamativa e a sinopse é tão interessante que eu mal podia esperar para ter esse livro em minhas mãos. Então, quando eu comecei a lê-lo minhas expectativas estavam bastante altas, e eu não me decepcionei. Partials foi do jeito que eu imaginei que seria. Uma grande distopia com ação em quase cada página e descobertas chocantes, ele me prendeu do começo ao fim, foi um daqueles livros em que você nem percebe o tempo passar.

Partials conta a história dos EUA há vários anos no futuro onde 99,9% da população está morta, o mundo é habitado por um pequeno grupo de humanos que vivem isolados em Long Island e os partials, criaturas criadas para derrotar a China na Guerra do IsolamentoOs partials são incrivelmente parecidos com os humanos, porém são muito mais fortes e ágeis, eles dominaram os EUA e mataram vários humanos há 11 anos, quando eles se rebelaram contra os seres humanos. 

As poucas pessoas que sobreviveram foram mortas por um vírus liberado pelos partials, chamado de RM, apenas algumas pessoas, a maioria crianças, se tornaram imunes e se isolaram em Long Island, longe dessas criaturas. Porém, 11 anos depois desses acontecimentos, que ficaram conhecidos como Break, todos os bebês depois de 50 horas de vida, morrem por causa do vírus RM. A criança mais nova da humanidade tem 14 anos. 

Por 11 anos os humanos procuram pela cura do RM, observando detalhadamente os bebês, porém nenhuma nova descoberta é feita, até que a amiga de Kira Walker fica grávida. Kira, de 16 anos, que é uma medica em treinamento, decide descobrir a cura pro RM, ela percebe que a esperança da cura não está na observação dos bebês e sim nos partials, as criaturas que liberaram o vírus. 

Kira junto com a ajuda de alguns amigos decidem ir para o continente, sequestrar um partial e estudá-lo, porém assim que Kira começa a conhecer Samm, o partial sequestrado, ela percebe que os humanos não são os únicos que precisam de ajuda e que talvez a paz e a união entre partials e humanos possa ser conquistada. 

Kira é uma personagem bastante forte e decidida, é interessante ver a luta dela pelo que ela acredita, ela quer tanto descobrir a cura para o RM que prefere morrer a deixar de lutar pela sobrevivência da humanidade.

Os personagens secundários também são bem desenvolvidos e interessantes, porém não me senti envolvida pelo casal Kira e Marcus, eles são fofos e apoiam um ao outro porém não são envolventes, o foco do livro é a sobrevivência e a luta para salvar a espécie humana da extinção, portanto o romance é bem raso e sem grandes desenvolvimentos, o que eu não gostei, vários livros distópicos tem um grande enredo e mesmo assim também abrem espaço para romances apaixonantes. 

Apesar de não ter gostado muito do casal, Marcus se tornou um dos meus personagens favoritos, ele sempre tem uma piada para clarear o humor das pessoas à sua volta, mas também sabe quando ser sério nos momentos certos, além de ser incrivelmente fofo. 

Enfim, se você gosta de livros distópicos então Partials com certeza precisa estar na sua lista.

4 comentários:

  1. Desde que vi a capa desse livro, quando ainda não tinha previsão de lançamento aqui no Brasil, assim como você fiquei doido para ler. E o engraçado é que até agora eu nem sabia sobre o que o livro se tratava, nada além de que era uma distopia.
    Agora que li sua resenha fiquei mais curioso ainda para lê-lo, pelo jeito é ainda melhor do que eu poderia imaginar!
    Também gosto de um romance de segundo plano em distopias, como é em Divergente, que eu amei!


    Fellipe- colunista do blog Ler e Imaginar
    (obrigado por comentar na minha resenha de As Esganadas)

    ResponderExcluir
  2. Parece ser interessante, mas o tema, pra mim, já está meio batido.. sei lá, novas "especies" de humano, distopia.. enjoeei shauhsuahs
    Mas tewnho certeza que mta deve estar interessada!

    Beijão, Ana! :*

    ResponderExcluir
  3. Interessante... Eu gosto bastante dessas Ficções distópicas, principalmente com o assunto tratado nesse livro: A cura da humanidade.
    A capa é belíssima, quando tiver um tempinho vou apostar nele :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah eu me rendo, sou viciada nesse tipo de literatura rsrs
    Nao conhecia o livro, mas adorei a sinopse e a resenha me deixou super interessada! Marcus parece ser o tipo de personagem que eu adoro.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!