sábado, 8 de dezembro de 2012

Resenha: Feita de Fumaça e Osso, Laini Taylor

Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca 
Páginas: 384
Nota: 4/5
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Feita de Fumaça e Osso é um livro extremamente interessante, com uma historia super original e uma narrativa viciante. Quando a Intrínseca anunciou que iria publicar essa série aqui no Brasil eu estava esperando que eles usassem a capa original que, na minha opinião, é uma das capas mais bonitas e chamativas que já vi.

Feita de Fumaça e Osso conta a história de Karou, uma menina bem diferente das outras garotas, ela tem cabelo azul que nasce desse jeito e um monte de tatuagens por todo seu braço e pernas, Karou é uma desenhista excepcional e sempre desenha sobre monstros metade humano e serpente ou metade homem e girafa. Claro que todas as pessoas que vêem esse desenhos acham que são frutos da imaginação fértil de Karou, só que esses desenhos são sobre pessoas reais e que são consideradas a família dela. Esses “monstros” são chamados de quimeras e vivem numa loja situada em um lugar em que Karou se refere a Outro lugar. Para chegar nessa loja é necessário usar um portal que só abre do lado de dentro, há portais espalhados pelo mundo todo que dão para essa mesma loja. 

Karou tem um trabalho bastante estranho, ela ajuda Brimstone, seu “pai/mentor”, a coletar dentes, então ela vai de um lado para outro do mundo para pegar dentes de todos os tipos e tamanhos de vários caçadores que em troca desses dentes ganham um tipo de moeda que realiza um desejo. Karou não faz a mínima ideia do que Brimstone faz com esses dentes, ela só sabe que eles são bastante importantes para ele.

Mas a história realmente fica interessante quando as portas que dão para a loja de Brimstone começam a serem todas marcadas por mãos negras e pessoas do mundo todo começam a alegar que estão vendo anjos marcando essas portas.

Feita de fumaça e osso  é um livro que faz os leitores ficarem com varias perguntas na cabeça e apesar de ter descoberto alguma das respostas facilmente, achei o livro todo bem fascinante.

Porém, uma das coisas que eu não gostei de Feita de Fumaça e Osso e que me fez não dar uma nota 5 para ele, foi o rápido romance entre Karou e Akiva, com uma história tão bem escrita e pensada eu fiquei decepcionada com o romance deles. Um outro motivo foi que na metade do livro Karou foi deixada de lado, e a autora começou a contar a história de uma outra pessoa que, apesar de fazer sentido na história, me deixou um pouco chateada. Poxa eu simplesmente amei Karou, achei ela uma personagem extremamente forte e decidida, que sabe cuidar de si mesma, então não gostei do rumo que a história tomou.

Enfim Feita de Fumaça e Osso é um livro bastante original e que vale com certeza a pena ler! 

2 comentários:

  1. eu já tenho esse livro , estou louco para ler , a história me parece bem intrincada , diferente e só vejo resenha positiva , só estou esperando a hora certa de ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Meninas!! :D

    Que saudade de vir aqui!!!! hehehe

    Huuum, nao sou mto fã de fantasia, mas sempre que dá leio algum desse gênero para diversificar um pouco, quem sabe esse nao entra pra minha listinha, né??

    Beijao!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra gente. Não deixe de comentar!